LCI significa Letra de Crédito Imobiliário e LCA, Letra de Crédito do Agronegócio. São títulos de renda fixa de mercado brasileiro, eles têm o objetivo de captar recursos visando a aplicação no setor imobiliário e no setor do agronegócio.
Os dois títulos são emitidos por bancos e contam com a garantia do FGC – Fundo Garantidor de Crédito. Tem valores bem acessíveis, sua rentabilidade é isenta do pagamento de Imposto de Renda e são investimentos muito interessantes, principalmente para aqueles investidores mais conservadores.
Os recursos captados pelos LCIs são destinados a financiar empreendimentos e atividades do setor imobiliário, já as LCAs têm seus recursos destinados a financiar as atividades do agronegócio. Tanto o setor imobiliário quanto o agro, são setores estratégicos de nossa economia, por isso o investidor não paga IR sobre suas rentabilidades.
Similar aos CDBs, as LCI e LCA podem ter sua rentabilidade PRÉ-FIXADA, ou seja, o investidor já saberá no momento da contratação quanto será seu retorno uma vez que a taxa já é fixada. É uma opção segura e o investidor não se preocupa com as variações da economia. No prazo do contrato, ele resgatará o valor integral acrescido da rentabilidade.
Existe a modalidade PÓS-FIXADA. É aquela que a rentabilidade só será conhecida no momento do resgate. São as LCIs e LCAs vinculadas a algum índice, como o CDI. Você pode encontrar uma LCI que paga 90% do CDI, por exemplo.
Ainda existe a modalidade híbrida, são aquelas que pagam uma parte fixa acrescida de um índice, por exemplo uma LCA que paga IPCA + 4% a.a.
A LCI 90 dias é uma aplicação que, após 90 dias, passa a ter liquidez diária, ou seja, rende todos os dias e pode ser sacada a qualquer tempo.
Vejo algumas vantagens nesses dois títulos.
Segurança – são classificados de baixo risco e contam com a cobertura do FGC.
Tem isenção do IR, então, as LCIs e LCAs não pagam IR em suas rentabilidades, o que é uma grande vantagem.
Servem como Diversificação para uma boa carteira de investimentos e, normalmente, têm uma rentabilidade maior que os CDB.
Os dois títulos são bons investimentos, mas é importante saber que seu dinheiro fica “preso” até a data de vencimento.
Algumas LCIs têm liquidez imediata após 90 dias, mesmo que seu vencimento seja em data futura.
Esse tipo de LCI (90 dias) pode ser usada em estratégias para guardar uma parte de sua reserva de emergência, ou seja, aquela parte que, teoricamente, você usaria após 90 dias.
É claro que se destina muito bem a compor uma carteira diversificada que contemple bons títulos de renda fixa.
Ah, é muito simples aplicar nesses títulos. Banco e corretoras oferecem em suas plataformas e, com poucos cliques, já é possível investir, mas lembre-se, sempre estude e veja se esse título está de acordo com seus objetivos e perfil de investidor.
Saguão lotado, preços altos, filas, desconforto, tudo isso pode mudar na sua próxima viagem. Saiba…
Quem nunca se perguntou como melhorar meus pontos do score de crédito do Serasa? Essa…
A CVM - Conselho Monetário Nacional, apertou as regras para emissão de títulos imobiliários e…
Muda a remuneração de todos os investimentos pós-fixados como CDBs, LCI, LCA e vários fundos. …
A justiça americana aceitou o pedido de recuperação judicial da Gol. Não se trata de…
Será que investir fora do Brasil tem alguma vantagem? Corro algum risco? Bem, para responder…